Maquiagem pode causar Alergias em Crianças

Conheça os cuidados que se deve tomar com cosméticos para os pequenos

Tudo começa com uma imitação, uma brincadeira de criança. A menina vê a mãe ou algum outro adulto se maquiando e quer fazer igual. Às vezes, a insistência da pequena é tamanha que fica difícil não passar o batom nos lábios ou deixar sua bochecha mais rosada. Acontece que esse gesto, aparentemente inofensivo, pode ser altamente prejudicial e causar problemas à saúde dos pequenos. 


Para a dermatologista Meire Brasil Parada, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), maquiagens não devem ser usadas por crianças. "Elas não precisam, mas, se for fazê-lo, use sempre cosméticos próprios para a idade delas", alerta a especialista. A mesma recomendação é dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

De acordo com a Cartilha de cosméticos infantis, criada pelo órgão, os produtos infantis são elaborados para manter as características da pele da criança. São dermatologicamente testados e têm caráter hipoalergênicos, o que reduz o risco de surgimento de alergias.

O Brasil, segundo a Anvisa, é um dos maiores mercados mundiais de cosméticos infantis. Por isso, o cuidado com a qualidade do que se consome deve ser redobrado. Uma forma de comprar um produto de qualidade é verificar na embalagem se ele é registrado pelo órgão. Mas, quanto maior a demanda, maior a oferta, e, infelizmente, essa lógica não obedece à comercialização de mercadorias seguras.

Atenção aos rótulos

As prateleiras das lojas de produtos importados baratos são repletas de estojos de maquiagem infantil. "Tome muito cuidado. Esses produtos são de origem bem duvidosa. Caso a criança use, deixe-a o mínimo possível com ele", ressalta Meire.

Esse, por sinal, é um requisito essencial para a maquiagem infantil: ter baixo poder de fixação e ser facilmente removida com água. A fórmula dos cosméticos deve ser composta por ingredientes seguros e especificar nos rótulos a indicação da faixa etária de uso do produto.

Cada tonalidade de blush e tipo de batom é testada para se avaliar o potencial de irritação, sensibilização e toxicidade oral. A Anvisa permite, inclusive, que as maquiagens contenham substâncias que possuam gosto amargo para evitar que a criança leve o produto à boca.

Alerta aos adultos

-Supervisione o uso de produtos cosméticos pelas crianças. Caso surjam coceiras, irritações ou alergias, suspenda o uso do produto imediatamente e procure orientação médica.

- As embalagens de cosméticos infantis devem ser isentas de substâncias tóxicas e não podem ser apresentadas na forma de aerosol.

- Maquiagens para boneca e outras comercializadas como brinquedos não podem ser utilizadas em crianças, pois não são formuladas com ingredientes próprios para a pele infantil e nem propiciam a segurança necessária.

Fonte: www.minhavida.com.br

20 comentários:

  1. Que ótimo alerta vou ficar mais atenta pois minha filha costuma me imitar usando minhas maquiagens!
    Beijos
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. oi linda amei a visita ,pode deixar tamo juntas beijinhosssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto que minha filha use. Ela só tem nove anos e acho realmente desnecessário.

    Agora a pouco ela viu o título do teu post e me disse: Ta vendo mãe ? Bem que você tem razão em não me deixar usar maquiagem !

    Kkkk.

    Beijo sua lindaa !

    www.aquelenaoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahhahaha, que fofa ela... Que bom que já entende né? É sempre bom evitar que elas usem...

      Beijos..

      Excluir
  4. Não sou nada a favor de maquilhagem em crianças por todos estes motivos!
    Muito sucesso com o blog, já estou a seguir :)
    Messy Hair, Don’t Care | Blog

    ResponderExcluir
  5. Eu também não sou a favor Mariana...
    Beijos..

    ResponderExcluir
  6. Ola querida! Amei o seu blog, muito lindo
    Te seguindo
    bjsss
    www.penelope-esmalte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante o post, gostei bastante até por que criança é criança e tudo tem hora certa.
    bjkas lindona
    www.garotafucada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Bê...concordo com você, tudo tem sua hora..
      Beijos...

      Excluir
  8. Eu acho ridículo maquiarem crianças como se fossem adultos! Como professora já me deparei com diversos casos de pais que mandam suas filhas que nem uma barbie, toda maquiada! Mal sabem o mal que estão fazendo.
    Adorei aquii, vou te acompanhar, bjoo

    http://diariamentedicas.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/diariamentedicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Danielle, criança é linda do jeito que é, não precisa usar maquiagens nessa idade, mas muitos pais não ligam para isso e não sabem o risco que elas correm...
      Beijos..

      Excluir
  9. Oiii Toda encantada!<3
    Eu dei aqui uma passadinha não lí o post porque estou sem tempo quando eu tiver tempo eu venho ler com calma e comentarei de novo.

    kisses
    alecsandratamila.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante o seu artigo. Minha sobrinha de 7 anos quer maquilhar-se a toda a hora! Estamos sempre a dizer-lhe que é perigoso mas ainda assim ela consegue descobrir as maquilhagens e pintar-se às escondidas.
    Vou tomar a liberdade de partilhar o artigo :)
    Beijinhos

    http://consciencia-viva.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom tomar cuidado com as crianças né? Dependendo a maquiagem pode dar alergias..
      Achei nem interessante esse artigo..
      Beijos...

      Excluir